O Autorretrato
No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...
às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...
e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,
no final, que restará?
Um desenho de criança...
Corrigido por um louco!
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...
às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...
e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,
no final, que restará?
Um desenho de criança...
Corrigido por um louco!
( Mário Quintana )
Quetões:
1 – Na primeira estrofe o eu-lírico do poema diz:
” às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...”
às vezes me pinto árvore...”
O que representam estas imagens simbólicas da nuvem e da árvore?
2 – Que elementos do tempo cronológico representam a segunda estrofe do poema?
3 – O que você entende pela expressão “... eterna semelhança,...” ?
4 – O que os dois últimos versos do poema, simbolicamente, significam?
5 – Avalie esta atividade em todos os seus aspectos, o que você achou dela?A leitura do poema, como a professora a conduziu, do poema em si e das questões elaboradas.
Atividade extra:
Redação: Tema: “Eu sou assim...”
Peça para os alunos criarem uma redação para que eles se apresentem dizendo onde moram,quanto tempo levam para vir à escola,quantos irmãos têm,o que gostam,o que não gostam(estes dois itens podem ser no geral),o que gostam e não gostam nas aulas ou na escola,quais atividades de língua portuguesa preferem fazer ou não,o que eles esperam da aulas.
Você pode adicionar outros itens que você queira saber sobre eles,mas é legal você se apresentar antes oralmente,pode suprimir uns itens acima,contar curiosidades sobre você,pois isto os tornam mais próximos de você e trazem um cumplicidade na relação professor aluno.
Lembre-se de pedir títulos criativos e não repetirem os que sempre colocam neste tipo de redação como: Meu modo de ser,Como eu sou,etc.
Pode falar antes da estrutura básica da redação: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão para fundamentar melhor a mesma.Isso pode acontecer em duas aulas,uma para a sua apresentação e falar da estrutura e outra para passar o roteiro acima e explicar o que você quer na redação usando a sua apresentação como referência.
Como sempre, você tem a liberdade total de mudar o que parece melhor para a sua aula e isto aqui serve como uma base para você criar a sua aula.
Professor Luis Antônio Roder
Nenhum comentário:
Postar um comentário