Projeto Minha H.Q.
Histórias em quadrinhos elaboradas pelos alunos da 7ª série da E.E. Luís Washington Vita no primeiro semestre de 2010.O projeto foi proposto no mês de março e os alunos seguiram o seguinte cronograma:
Entrega dos rascunhos das H.Q.s para termos uma idéia do desenvolvimento dos trabalhos e os mesmos poderem ter uma devolutiva de como os encaminharem.
Nesta etapa cerca de 55% dos alunos entregaram um rascunho do seu trabalho,todos os alunos partiram de uma música em português escolhida por eles próprios e criaram uma representação da mesma.Eles tinham liberdade de criação na arte e no texto.
Porém havia uma série de pré-requisitos para a execução dos trabalhos:
Muitos alunos optaram por fazerem representações literais das letras das músicas escolhidas, cerca de 67% dos trabalhos entregues, os demais criaram textos originais.
O principal problema apresentado nesta fase inicial foi a dificuldade em cumprir os combinados pré-estabelecidos, pois a maioria dos trabalhos, cerca de 75% dos entregues, trouxe rascunhos feitos na frente e verso da folha ou com folhas divididas, letramento dos quadrinhos muito pequenos, criando muita dificuldade em lê-los, número excessivo de páginas, estourando o limite estabelecido anteriormente e, em cerca de 30% deles, quadrinhos repetitivos em relação aos desenhos tornando o ritmo das histórias muito cansativos.
Porém também apresentaram idéias muito boas ao representarem as suas escolhas com argumentos e desenhos bem criativos, assim como muita empolgação com os seus projetos.
Todos receberam de volta os seus rascunhos com as observações acima citadas e tiveram uma devolutiva oral também na sala de aula em que ressaltei as alterações a serem feitas.
Entrega dos trabalhos finalizados, que deveriam conter os seguintes requisitos:
Infelizmente muitos alunos não entregaram os seus trabalhos no prazo, cerca de 35% deles, fui radical neste aspecto por eles terem o péssimo hábito de protelarem a entrega dos trabalhos e acredito que isto precisa ser corrigido, até porque o prazo do trabalho foi bem extenso.
A maioria da H.Q.s entregues, cerca de 70% delas, fizeram a maioria das alterações solicitadas, principalmente no que se refere à diagramação das páginas e o letramento delas, tornando-as muito melhores do que fase do rascunho.Algumas, cerca de 20% , fizeram alterações parciais e as demais nem observaram as solicitações feitas.
Cerca de 25% dos trabalhos finalizados não apresentaram as avaliações dos mesmos, outros 15% não apresentaram a letra da música e/ou biografia dos artistas escolhidos e NENHUM trabalho apresentou a capa nas especificações solicitadas.Cerca de 85% das H.Q.s não tinham título e muitos, cerca de 65%, optaram pela divisão do trabalho com cada um fazendo uma parte sozinho sem trabalharem realmente em grupo.Outro detalhe interessante é que 35% dos trabalhos foi feito individualmente.
Porém houve aspectos positivos com bons textos de avaliação, cerca de 60% dos trabalhos colocaram que gostaram de fazê-lo e acharam uma boa idéia a elaboração a partir de uma música pois, como eles próprios escreveram, foi interessante conhecer melhor o artista que eles gostam ou aprofundar os seus conhecimentos sobre eles pois muitos só conheciam a música.O artista do momento foi Luan Santana com 6 trabalhos feitos a partir de sua obra, outra música que foi muito escolhida na fase inicial foi o Parangolé com o Rebolation, mas como a letra da música limitava a sua representação, acabou ficando em segundo lugar nas escolhas finais com 2 trabalhos, empatados com o NX Zero com 2 também.
A maioria dos grupos optou por fazer as H.Q.s de forma tradicional, ou seja, desenhadas à mão livre e coloridas, cerca de 55%, outros 25% a fizeram em preto e branco e uma sala em particular, a 7ªB , com os 20% restantes, optou pela arte digital e sendo 1 em colagem.
Parabenizo os alunos pelos trabalhos apresentados, sei que ainda há problemas na execução e em relação ao prazo de entrega dos mesmos,mas isto é um processo que começa a apresentar avanços em função de relações viciadas por parte dos alunos que, infelizmente, têm o hábito de acharem que qualquer coisa que eles entreguem deva ser aceita mesmo que o produto final não cumpra os combinados e requisitos pré-estabelecidos.
Isto vai mudar com certeza, pois como Kafka escreveu na obra O Processo: "...depois de iniciado o processo não pode parar."
Finalmente, agradeço à coordenação e direção da escola que nos apoiaram e orientaram na realização deste trabalho e sugiro a todos que vejam os trabalhos feitos pelos alunos na seção de fotos aqui do site.
Histórias em quadrinhos elaboradas pelos alunos da 7ª série da E.E. Luís Washington Vita no primeiro semestre de 2010.O projeto foi proposto no mês de março e os alunos seguiram o seguinte cronograma:
Março:
Os alunos fizeram conjuntamente a leitura e interpretação de texto de uma história de um gibi do Batman intitulada: Crocodilo: O Expresso Para A Escuridão com as seguintes questões:
1 – Qual o título da revista?Qual o título da história que você leu?Quem é o criador do Batman?Quem desenhou a história?Quem a escreveu?
2 – Qual foi o personagem que você mais gostou?Por quê?Descreva-o em detalhes tanto fisicamente como psicologicamente.
3 – Qual foi a cena que você mais gostou?Por quê?Descreva-a com detalhes.
4 – Você concordou com a decisão final do Batman?Justifique a sua resposta.
5 – O personagem Crocodilo é vilão ou vítima na história?Justifique a sua resposta.
6 – Descreva o pântano que aparece na história em detalhes.
7 – O que você achou da história?E da arte?E a diagramação?Você já tinha lido este tipo de gibi antes?O que você achou de fazer esta atividade?
Depois eu levei várias obras de H.Q.,muitas delas que viraram filmes de sucesso,como Watchmen, 300, Wolverine, X-men, Batman, Sandman, Constantine,entre outras,sendo que muitos deles nem sabiam que elas eram baseadas em quadrinhos, para que eles observassem as diferentes formas de arte,com H.Q.s pintadas em guache, lápis, aquarela e outras técnicas, com diagramação de páginas que fogem da divisão normal em 6 ou 8 quadros que eles estão habituados a fazer e ressaltando o trabalho do letramento, fundamental para a leitura e o entendimento da história por parte do leitor,em que destaquei e fiz uma homenagem ao trabalho da artista mauaense Lilian Mitsunaga responsável por este trabalho nas principais obras lançadas pela Editora Abril nos últimos 20 anos,para espanto e admiração de muitos deles.
17 a 20 de abril :
Nesta etapa cerca de 55% dos alunos entregaram um rascunho do seu trabalho,todos os alunos partiram de uma música em português escolhida por eles próprios e criaram uma representação da mesma.Eles tinham liberdade de criação na arte e no texto.
Porém havia uma série de pré-requisitos para a execução dos trabalhos:
- As H.Q.s deviam ter de 2 a 5 páginas, cada página devia ser em uma folha A4(sulfite), sem dividí-la ao meio, para a posterior digitalização dos trabalhos;
- Elas poderiam usar arte digital, colagem e/ou desenho feitos à mão livre, com a arte podendo ser colorida ou preto e branco;
- Identificação de cada página com seu respectivo número e margem de 2 cm em cada.Não poderiam ter desenhos na frente e verso da folha porque isto impossibilitaria a posterior exposição das mesmas na escola;
- Os grupos poderiam ser compostos de 1 a 5 alunos.
Muitos alunos optaram por fazerem representações literais das letras das músicas escolhidas, cerca de 67% dos trabalhos entregues, os demais criaram textos originais.
O principal problema apresentado nesta fase inicial foi a dificuldade em cumprir os combinados pré-estabelecidos, pois a maioria dos trabalhos, cerca de 75% dos entregues, trouxe rascunhos feitos na frente e verso da folha ou com folhas divididas, letramento dos quadrinhos muito pequenos, criando muita dificuldade em lê-los, número excessivo de páginas, estourando o limite estabelecido anteriormente e, em cerca de 30% deles, quadrinhos repetitivos em relação aos desenhos tornando o ritmo das histórias muito cansativos.
Porém também apresentaram idéias muito boas ao representarem as suas escolhas com argumentos e desenhos bem criativos, assim como muita empolgação com os seus projetos.
Todos receberam de volta os seus rascunhos com as observações acima citadas e tiveram uma devolutiva oral também na sala de aula em que ressaltei as alterações a serem feitas.
25 de abril:
- Capa com a identificação dos membros do grupo, com respectivos números e série e nome do trabalho com seu título;
- Letra da música escolhida pelo grupo;
- Biografia do artista e/ou grupo;
- H.Q., com folhas soltas, sem grampeá-las para que não a deteriorassem para a digitalização e futura exposição;
- Análise do grupo em um texto de, no mínimo 30 linhas, avaliando o trabalho, explicando a escolha da música, o desenvolvimento do mesmo e o que acharam de o terem realizado.
Infelizmente muitos alunos não entregaram os seus trabalhos no prazo, cerca de 35% deles, fui radical neste aspecto por eles terem o péssimo hábito de protelarem a entrega dos trabalhos e acredito que isto precisa ser corrigido, até porque o prazo do trabalho foi bem extenso.
A maioria da H.Q.s entregues, cerca de 70% delas, fizeram a maioria das alterações solicitadas, principalmente no que se refere à diagramação das páginas e o letramento delas, tornando-as muito melhores do que fase do rascunho.Algumas, cerca de 20% , fizeram alterações parciais e as demais nem observaram as solicitações feitas.
Cerca de 25% dos trabalhos finalizados não apresentaram as avaliações dos mesmos, outros 15% não apresentaram a letra da música e/ou biografia dos artistas escolhidos e NENHUM trabalho apresentou a capa nas especificações solicitadas.Cerca de 85% das H.Q.s não tinham título e muitos, cerca de 65%, optaram pela divisão do trabalho com cada um fazendo uma parte sozinho sem trabalharem realmente em grupo.Outro detalhe interessante é que 35% dos trabalhos foi feito individualmente.
Porém houve aspectos positivos com bons textos de avaliação, cerca de 60% dos trabalhos colocaram que gostaram de fazê-lo e acharam uma boa idéia a elaboração a partir de uma música pois, como eles próprios escreveram, foi interessante conhecer melhor o artista que eles gostam ou aprofundar os seus conhecimentos sobre eles pois muitos só conheciam a música.O artista do momento foi Luan Santana com 6 trabalhos feitos a partir de sua obra, outra música que foi muito escolhida na fase inicial foi o Parangolé com o Rebolation, mas como a letra da música limitava a sua representação, acabou ficando em segundo lugar nas escolhas finais com 2 trabalhos, empatados com o NX Zero com 2 também.
A maioria dos grupos optou por fazer as H.Q.s de forma tradicional, ou seja, desenhadas à mão livre e coloridas, cerca de 55%, outros 25% a fizeram em preto e branco e uma sala em particular, a 7ªB , com os 20% restantes, optou pela arte digital e sendo 1 em colagem.
Parabenizo os alunos pelos trabalhos apresentados, sei que ainda há problemas na execução e em relação ao prazo de entrega dos mesmos,mas isto é um processo que começa a apresentar avanços em função de relações viciadas por parte dos alunos que, infelizmente, têm o hábito de acharem que qualquer coisa que eles entreguem deva ser aceita mesmo que o produto final não cumpra os combinados e requisitos pré-estabelecidos.
Isto vai mudar com certeza, pois como Kafka escreveu na obra O Processo: "...depois de iniciado o processo não pode parar."
Finalmente, agradeço à coordenação e direção da escola que nos apoiaram e orientaram na realização deste trabalho e sugiro a todos que vejam os trabalhos feitos pelos alunos na seção de fotos aqui do site.
7ªA:
7ªB:
7ªC:
7ªD:
Professor Luis Antônio Roder
Nenhum comentário:
Postar um comentário