quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Projeto Linguagem Concreta 2010



Projeto Linguagem Concreta 2010

         Fotos da exposição do trabalho Linguagem Concreta com maquetes feitas pelos alunos das oitavas séries A/B/C/D/E/F/G nas disciplinas de Artes e Inglês da E.E. Profª Marlene Camargo nos dias 23 e 24 de Junho de 2010.
         Neste ano a proposta foi a mesma dos anos anteriores, ou seja, produzirem maquetes de diversos temas, cidades, aeroporto, casas, representações de clipes ou seriados, etc, e colocando as respectivas legendas em inglês na maquete para que o público fizesse a relação entre a imagem-palavra-signo, os critérios para a realização e produção delas e como a atividade foi desenvolvida estão postadas aqui no blog do site:
         Apenas adicionamos novas idéias, mas que, infelizmente, não foram aproveitadas, como a liberdade de fazerem instalações e representações de profissões ou esportes, sendo que apenas um grupo aproveitou isto em uma maquete, colocando um capacete junto com a maquete da oficina de motos.
         Porém este ano as maquetes dos alunos, no contexto geral, foram melhor produzidas que as do ano anterior, consenso geral entre nós professores e nas avaliações feitas pelos próprios alunos por escrito sobre as exposições.
         Também pudemos melhorar o acompanhamento das maquetes com uma etapa elaborada na disciplina de Artes que pediu um croqui de como seriam apresentadas as mesmas, assim como nas conversas com os alunos durante os dois meses em que eles tiveram para produzirem os seus trabalhos em que sabíamos em que situação os mesmos estavam.Este ano houve poucas mudanças de temas durante a elaboração dos projetos, apenas 6, e poucas dissoluções de grupos.
Outra mudança de comportamento que está aparecendo na sistematização deste projeto, que está se tornando um evento tradicional entre os alunos, é a formação de grupos pouco numerosos, em média 2 a 3 elementos, pois eles não querem apenas pôr o nome do colega no trabalho finalizado e sim dividir uma tarefa que eles já saber ser laboriosa.
Mesmo assim, houve um número alto de alunos que não apresentaram nenhum trabalho, cerca de 25% dos envolvidos, mas também o número de maquetes apresentadas aumentou consideravelmente, 47 trabalhos, mas esta estatística não pode ter uma comparação exata, porque neste ano todas as oitavas, sete, participaram do projeto e no anterior tínhamos apenas cinco.
Houve uma melhora na pesquisa das palavras em inglês, mas isto ainda precisa melhorar muito e um dado interessante foi que muitos grupos se preocuparam com as 15 palavras em inglês e depois disso colocaram as legendas em português no restante do trabalho.
         Quanto aos temas abordados foram variados, sendo a Copa do Mundo, que apareceu em dois trabalhos, e cidades, fazendas e zoológicos aparecendo na maioria das salas.Outro aspecto foram as representações de um vídeo clipe de heavy metal, da cidade do Rio de Janeiro e do seriado do Chaves.E temas que não tinham aparecido antes: Cidade representando o Japão Medieval dos samurais, danceteria, pet shop e oficina de motos.
Um detalhe interessante é que um grupo fez uma citação de um texto trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa chamado O Suicida de Alexandre Azevedo.
Entre as maquetes preferidas pelo público, que prestigiou as exposições durante o intervalo nos seus respectivos dias, ficaram a do Chaves, o Parque de Diversões, o Show de Rock no Cemitério, o Cristo Redentor, entre outras de casas e cidades.
Agradecemos a participação de todos os alunos que se dedicaram e realizaram os seus trabalhos com muito esforço e afinco, também agradecemos ao pessoal da biblioteca que nos ajudou na logística das exposições e à equipe de apoio e direção que controlaram a “empolgação” excessiva dos alunos que queriam ajudar o tempo todo  e também ficarem fora da sala de aula.Também agradecemos à coordenação e direção pelas orientações durante o desenvolvimento do projeto.
Aqui estão uma parte das fotos das maquetes,mas nos links abaixo estão todas as fotos tanto das exposições como das maquetes:
Exposições:
Maquetes:
8ª B/C/E/F
8ª A/D/G
Roseli Schwartz e Luis Roder

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