Projeto: Lights , Camera , Action!
A apostila do segundo ano, no módulo 1, trabalhou com estrutura dos filmes, como resenhá-los e como a sua indústria funciona.Os alunos adoram esta linguagem, a cinematográfica, e mostram muito interesse neste assunto.
Aproveitando este interesse e a grande quantidade de material deste assunto na língua inglesa, resolvemos, nas disciplinas de Artes e Inglês, desenvolver um projeto em que os alunos dos 2º A/B/C colegiais da E.E. Profª Marlene Camargo Ribeiro produzirão, interpretarão e editarão um filme realizado por eles próprios.
Eles poderão criar um filme original, neste caso pode ser em língua portuguesa ou inglês, ou poderão representar uma cena de um filme escolhido pelo grupo, respeitando o figurino e os diálogos, ou fazer uma paródia, ambos devem ser em inglês apenas com os alunos fazendo as próprias falas.
Requisitos dos Trabalhos:
· Os grupos deverão ser formados 2 alunos, no mínimo, e 6 alunos, no máximo, no caso de representação de um filme ou paródia.E no caso de criação original, no máximo, 10 alunos. Os grupos poderão ser mistos, ou seja, podem ter alunos de séries misturadas, exemplo: 1 do 2ºA, 2 do 2ºB e 2 do 2ºC.
· O grupo deverá entregar no dia 17 de setembro de 2010 um story board com o rascunho de como as cenas deverão ser filmadas, com planos de câmeras, diálogos em inglês e português ( digitados ), figurinos a serem utilizados e outros detalhes de produção ( fundo, objetos necessários para a cena, figurantes, etc ).
· No caso de refilmagem ou paródia, o grupo deverá entregar uma cópia do filme com a cena a ser utilizada marcada com o tempo exato que o grupo a desenvolverá.
· A cena, se for uma refilmagem ou paródia, deve ter de 5 minutos, no mínimo, à 10 minutos, no máximo.Se for uma produção original, o filme pode ter de 10 minutos, no mínimo, à 20 minutos, no máximo.
· Os trabalhos deverão ser entregues em DVD ou VCD no formato NTSC, NÃO em formato de documento em mídia ou cd.
· Junto ao trabalho deverá constar o making of da realização do projeto em que os alunos contarão o processo de desenvolvimento do mesmo, de onde tiraram a idéia, por que a escolheram, como foi a realização e produção do projeto e o que acharam de tê-lo feito.
· Pode ser um texto de 30 linhas, ou em formato de revistinha, como na fotonovela, ou em DVD ou VCD, pode vir na mesma mídia do filme.
· Os trabalhos deverão ser entregues em 2 cópias como se fossem um DVD original, ou seja, ter capa, com informações claras, no formato da caixinha de DVD e entregues em um caixinha de DVD com os dados do grupo ( nome completo dos integrantes em ordem alfabética, respectivos números e séries, seus papéis e funções, exemplo: ator, diretor, roteiro, etc. ), título e nome da equipe de produção, no caso o nome do grupo.
· A avaliação será divida em partes, uma nota para o story board, uma nota para o filme finalizado ( em que serão observados os seguintes aspectos: criatividade, produção, uso do idioma, no caso das refilmagens ou paródias ) e uma nota para o making of.
· Outros alunos poderão participar do trabalho no caráter de participações especiais e deverão constar deste modo na contracapa do filme.
Cronograma:
Entrega do story board:
13 a 17 de setembro
Entrega do filme pronto com o making of :
18 a 22 de outubro
Observação: Os grupos que não tiverem como filmar o seu próprio trabalho deverão informar isto ao professor na etapa de entrega do story board para que possamos agendar datas com antecedência para realizar as filmagens.
Outro detalhe é que qualquer item acima proposto que não for cumprido acarretará em perdas de pontos nas suas respectivas etapas!Por isso não ajam como se não soubessem ler!
Qualquer dúvida, procurem o professor no intervalo e façam todas as perguntas que precisarem.Lembro que não aceitarei os trabalhos, em qualquer etapa dele, fora das datas agendadas, por isso SEM LENDAS!
Roseli Schwartz e Luis Roder
Nenhum comentário:
Postar um comentário