quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sonhos Em Fotos


Sonhos Em Fotos

A proposta de trabalho foi apresentada aos alunos dos 1 º A / B / C / D / E e 2 º A / B / C  na última semana de agosto pelos professores Roseli Schwartz e Luis Roder, nas disciplinas de Artes e Inglês, e tinha como objetivo trabalhar os conceitos sobre fotografia e dar ênfase à escrita pela construção e interpretação dos símbolos de leitura na língua inglesa.
Primeiro eles tiveram contato com fotonovelas em português, revistas Chiclete Com Banana dos anos 80, depois uma uma aluna, Beatriz do 1 º A , trouxe uma fotonovela produzida pelo grupo Pax da Igreja  em uma narrativa sobre como as arrecadações e  doações de cestas básicas foram feitas, que era narrada com esta linguagem.
A proposta era os alunos se reunirem em grupos de,no máximo, cinco integrantes, eles teriam que criar um roteiro a partir de uma música em inglês com liberdade total de escolha dos temas e da arte,apenas com as seguintes exigências: que o trabalho deveria ser feito com fotos tiradas pelos própios alunos, sem poder fazer apenas montagens com imagens prontas da internet; que o texto deveria ser em inglês; que deveriam seguir as regras de diagramação de página da fotonovela; que a mesma tivesse no mínimo duas  e no máximo cinco páginas; que fosse entregue em duas cópias impressas,sendo uma para a exposição e a outra para encadernarmos e deixarmos uma cópia na biblioteca da escola como registro final do trabalho.
Depois os alunos tinham que elaborar  um storyboard   para entregarem no dia 19 de outubro, o storyboard é uma rascunho em forma de desenhos de como uma história feita deve ser fotografada e isso os auxiliaria um ter uma visão mais concreta do produto final do trabalho e ajudaria o professor de inglês corrigir os textos e devolvê-los, assim como orientá - los em alguns aspectos como  roteiro, arte, linguagem, etc, das histórias apresentadas.
Houve uma reestruturação do projeto em relação ao seu cronograma e a data da entrega do storyboard foi prorrogada para o dia 11 de novembro.Infelizmente nem todos os grupos entregaram os trabalhos nesta etapa e por isso muitos apresentaram problemas em relação à ortografia correta e expressões adequadas, apenas tendo  uma tradução direto do Google Translator ou do dicionário, ficando claro que a pesquisa relaciona a linguagem não foi feita.
Junto a isso houve a proposta dos alunos realizarem um making of do trabalho, com o tema: Nos Bastidores Da Novela ,este poderia ser feito em forma de um texto, de revista ou vídeo, desde que os alunos relatassem todo o processo de elaboração do mesmo e o avaliassem.
Cerca de 70% dos alunos  entregaram os trabalhos com esta atividade, sendo 30% em texto, 60% em vídeo e 10% em revista, destes trabalhos 50% mostraram que entenderam a proposta dos trabalhos realizados, 35% entenderam partes e/ou etapas do tarbalho e outras não e 15% demonstrarm total desconhecimento de como fazê-lo.
Um destaque precisa ser feito em realação à revista elaborada pelos alunos do 1º A com texto do aluno Vinícius em que todos os aspectos propostos e desenvolvidos pelos alunos na atividade foram concretizados na revista deles.O making of deveria ser entregue junto com a fotonovela no dia 23 de novembro,a primeira data seria na semana anterior, mas precisou ser postergada em função do adiamento do SARESP.
No dia 25 de novembro os alunos do 2º A montaram na primeira aula a exposição, que durou três dias e foi realizada nos murais da biblioteca da escola.Todos os alunos puderam visitá-la nos horários de intervalo e mostraram grande interesse.As salas envolvidas no projeto tiveram uma aula de visitação com os professores de artes e inglês, cada um no seu respectivo horário para analisarmos e avaliarmos os trabalhos de acordo com a proposta específica de cada disciplina.
Em seguida os alunos elaboraram textos individuais avaliando a exposição, com as suas obras favoritas, e da realização de todo o trabalho em si.As fotonovelas favoritas foram: Potatos Zombies, Papparazi, The Sad Story Of Bob, Everything For The Cure, The Cats, .O respeito pelos trabalhos dos colegas  e pela exposição novamente foram um destaque extremamente positivo, assim como a boa resposta pelo público,inclusive de outros horários.
Gostaríamos de agradecer a todos  que de alguma forma nos ajudaram na realização deste projeto, direção e coordenação, professores e equipe de apoio,e ,principalmente, aos alunos que realizaram as suas atividades com esmero e afinco.Parabéns!
Professores Roseli Schwartz e Luis Antônio Roder

Nenhum comentário:

Postar um comentário