quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Projeto Sonhos Em Fotos - Fotonovelas 2010



Projeto Sonhos Em Fotos - Fotonovelas 2010

Trabalho com as fotonovelas das disciplinas de Artes e Inglês do ensino médio, 1º A/B/C/D/E e 2º A/B/C, da E.E. Profª Marlene Camargo Ribeiro desenvolvidos entre os meses de maio, abril e junho.
Ele passou por algumas alterações, em relação ao trabalho proposto no ano anterior, primeiro porque aprendemos com alguns erros cometidos no projeto passado e segundo porque pudemos estruturá-lo melhor justamente em função desse aprendizado.
O objetivo era novamente combinar a linguagem artística de se expressar por meio de fotos com o texto na língua inglesa, os critérios foram estabelecidos da seguinte forma:
http://roderprofessor.multiply.com/journal/item/5/Fotonovela_2010_-_Cronograma_e_requisitos_dos_trabalhos
Muitos alunos tinham uma idéia melhor do trabalho a ser desenvolvido em função de tê-lo visualizado nas exposições do ano anterior ou manusear as fotonovelas produzidas em 2009, sendo que utilizamos tanto as que foram feitas dentro dos padrões estabelecidos como as que não estavam para que pudessem entender alguns erros comuns na realização do projeto.
Um problema no ano anterior foi que o prazo entre o story board e a entrega final era muito curto, uma semana, desta vez demos duas semanas para que pudessem corrigir os textos e produzirem a fotonovela, lembramos que a mesma teve dois meses para ser produzida, mas novamente muitos grupos deixaram tudo para a última hora, desta vez entretanto fomos mais duros em relação aos prazos e os trabalhos que não foram entregues no período proposto foram penalizados com perdas de pontos nas suas respectivas matérias, também fomos mais exigentes em relação ao que foi pedido e às determinações dos pré-requisitos, muitos trabalhos que não cumpriram os combinados perderam pontos.
Cerca de 65% dos alunos entregaram os story boards para que pudéssemos corrigir os textos e opinarmos no desenvolvimento das estórias, sendo que algumas precisaram ser reestruturadas porque terminavam sem pé nem cabeça ou estavam sem sentido.
Os textos apresentaram sérios problemas na língua inglesa, mas mostraram avanços em relação ao ano anterior, mas como a correção foi feita em cima dos story boards, muitos alunos não entenderam a letra do professor e  transformaram estas correções em novos erros, assim como alguns não as fizeram integralmente, mas isto serviu para criar um novo critério para este quesito no próximo trabalho.
Foram entregues 51 trabalhos, com um total de 78% de participação dos alunos, com os mais diversos temas, houve uma preferência pelas temáticas sobrenaturais e de vampiros, temas que eles têm curtido muito em função da saga Crepúsculo, da atual novela Escrito Nas Estrelas e por muitos deles gostarem de filmes de terror e suspense, houve 3 interpretações de músicas, porém também questões atuais como a Copa do Mundo, sobre as famílias como a relação entre pais e filhos, drogas, álcool e direção, relacionamentos, sejam de amor ou amizade, também foram abordados, e houve até uma sobre o Rodo Anel.
As interpretações foram as mais variadas desde abordagens sérias e conceituais até as mais cômicas ou cheias de ação.As técnicas utilizadas variaram bastante também com fotonovelas coloridas, em preto e branco, com efeitos especiais, com técnicas de colagens, efeitos de computador, sendo que  alguns alunos até procuraram imprimi-las em papel fotográfico para aumentar a qualidade do produto final.
Outro detalhe importante foi o capricho na produção, com muitos trabalhos que souberam utilizar a maquiagem para engrandecer o produto final e tiveram uma grande preocupação com cenários e efeitos especiais, assim como a diagramação mostrou um grande avanço, saindo da tradicional organização em duas ou quatros fotos lado a lado na página, mas este é um aspecto que precisa ser aprofundado na próxima produção, e a interpretação dos personagens das histórias.
Os alunos que fizeram este trabalho pela segunda vez, no caso os do segundo colegial, a princípio ficaram meio contrariados por terem que passar por todo o processo árduo de combinar as diferentes agendas, criar uma nova estória, fotografá-la e diagramá-la, mas como o aluno Clayton do 2ºA escreveu no seu making of: “...pudemos rever onde e como erramos no trabalho anterior e consertá-los e aprofundarmos a idéias iniciais.”  e “...deu muito trabalho mas valeu a pena fazê-lo novamente.”
Este conceito de retificar o que saiu errado na anterior e ratificar os conceitos e métodos que funcionaram na nova produção foram quase unânimes entre os alunos dos segundos colegiais e muitos dos alunos do primeiro já apontaram a ansiedade de na próxima fotonovela, com certeza em 2011, poderem também passar por este processo de terem uma segunda chance e poderem aprofundar a sua visão do projeto.
Tivemos a colaboração de algumas pessoas em especial que ajudaram em muito a realização deste projeto como a coordenadora Simone na fotonovela New Friends, da professora de filosofia Michele em The Boy From The Dream, do professor de inglês Luis em The Test e colaboração da professora Bete emprestando o seu carro, parado, para os alunos fazerem as fotos em We Sell Kids.Além de vários alunos das oitavas e parentes que também fizeram participações especiais nas histórias, alguns alunos participaram além de suas próprias fotonovelas ajudando os colegas em outras que não eram do seu grupo demonstrando um grande espírito cooperativo.
A exposição ainda não foi realizada porque houve a mostra das maquetes das oitavas séries e para não ofuscarmos os trabalhos deles, em função da excelente qualidade das fotonovelas, resolvemos em consenso com a coordenação fazermos esta etapa no mês de agosto com uma data ainda a combinar.
Agradecemos a todos pela participação e envolvimento no trabalho, alunos, pais, professores, coordenação e direção, que novamente em conjunto, através de muito trabalho e dedicação, propiciaram a realização e concretização dos mais diversos sonhos, e alguns pesadelos também, em realidade.
Professores Roseli Schwartz, Angelina Rigonatti Santos e Luis Roder

Nenhum comentário:

Postar um comentário