quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PROJETO FOTONOVELA

PROJETO FOTONOVELA     

O Trabalho de criação de uma fotonovela do ano de 2010 será novamente proposto pelas disciplinas de Artes e Língua Inglesa e seguirá o seguinte cronograma:

  • Entrega do story board para correções e observações PARA A DISCIPLINA DE INGLÊS: 11/6/2010
 O rascunho pode ser feito à lápis,seguindo os criérios propostos, sendo apenas uma cópia e com identificação de número e série dos alunos envolvidos no projeto;

  • Entrega da História em Quadrinhos PARA A DISCIPLINA DE ARTES: 18/6/2010
A versão final do story board deve ser entregue em forma de HQ em detalhes e colorida, sendo 1 cópia e para a professora de Artes.

  • Entrega da fotonovela e making of : 25/6/2010
O trabalho finalizado deve ser entregue em 2 cópias, uma para a exposição e outra para a encadernação do mesmo para ficar na biblioteca da escola, deve ter o making of , para entendermos o processo de criação dele e a avaliação do grupo de como foi tê-lo realizado.Também deve ter 1 folha de "legenda" com apenas o texto da fotonovela em português para ser afixada abaixo da fotonovela para que o público possa entendê-la melhor na exposição.
Lembramos que os trabalhos NÃO devem ser grampeados pois isto estragaria a fotonovela, por isso sugerimos entregá-los em um saquinho plástico ou fixados por clips.

  • Exposição dos trabalhos ao público: a confirmar.


OS TRABALHOS DEVERÂO SEGUIR OS SEGUINTES REQUISITOS:

FOTONOVELA:

  • Tanto os rascunhos das fotonovelas,o story boad finalizado e o trabalho finalizado deverão ser entregues em folhas A4 ( sulfite ), sendo uma para cada página da história;

  • Cada página deve estar com margem de 2cm e numeradas para melhorar a identificação e ordenação das mesmas;

  • O texto deve ser em inglês;

  • A história deve ter de 2 páginas, no mínimo, a 5 páginas, sem exceder este limite;

  • Os trabalhos devem conter fotos feitas pelos alunos, somente podendo ter no trabalho 20% de fotos tiradas da internet para efeitos que seriam impossíveis de realizar pelos alunos.Exemplos: foto de um carro acidentado, castelos, espaço ,etc;

  • Os grupos podem ter de 2 a 5 participantes, devendo ser composto por alunos da mesma série;

  • Os alunos não precisam necessariamente ser modelos das fotos podendo contar com participações de outras pessoas que não sejam alunos, apenas é preciso ter a autorização destas pessoas, podem participar outros alunos da escola também que não serão computados como membros do grupo e por isso não serão avaliados, devendo aparecer nos créditos da fotonovela como "participações especiais" ;

  • A história deve ser original, criada pelos próprios alunos, ou uma releitura de uma obra já conhecida, sem ser uma cópia integral da mesma;

  • A fotonovela deve ter título e créditos especificando o papel de cada um no trabalho.Exemplo: roteiro, diagramação, arte, participações especiais, etc;

  • Poderão ter qualquer temática, desde que haja bom senso para que não aconteçam casos de apologia às drogas ou violência e casos de qualquer tipo de preconceito, pois, se isto ocorrer, serão vetadas já na fase do story board;

  • Poderão utilizar qualquer tipo de arte, desde que tenha fotos realizadas pelos alunos, e podem ser tanto coloridas ou em preto e branco;


MAKING OF  Nos Bastidores da Fotonovela :

     O making of do trabalho com o tema: Nos Bastidores da Fotonovela deverá trazer um relato do grupo sobre os seguintes assuntos:

  • De onde surgiu a idéia de fazer a história escolhida e como o trabalho foi dividido;
  • Como foi fazer a fotonovela, contando curiosidades e fatos que marcaram a realização do trabalho;
  • Avaliação final do grupo sobre o trabalho realizado e o seu produto final.

O making of pode ser entregue de 3 modos:

  1. Criar um texto de, no mínimo, 30 linhas digitado em fonte 12, seguindo os itens acima citados;
  2. Criar uma revistinha com textos e entrevistas sobre a fotonovela,seguindo os itens acima citados;
  3. Gravar um DVD de 10 a 20 minutos sobre a fotonovela,seguindo os itens acima citados.

Observação:NÃO ACEITAREMOS trabalhos entregues por e-mail ou arquivos gravados em CD ou DVD, somente nas especificações acima relacionadas.
O funcionário do ACESSA do período da tarde Levi Davidson de Barros já está a par do trabalho e ajudará na diagramação das fotonovelas.Já agradecemos de antemão a sua ajuda nesta etapa do trabalho.

         Desejamos a todos um bom trabalho, deixamos claro que é preciso uma boa organização para que o mesmo aconteça, lembramos que este trabalho é complexo,mas que pode ser realizado, como já o foi no ano anterior com excelentes resultados, veja a galeria dos trabalhos do ano anterior aqui mesmo  no site para poder ter uma idéia melhor do mesmo.
          Apesar de complexo, acreditamos que esta proposta é um voto de confiança na capacidade de VOCÊS ALUNOS, pois jamais proporíamos um trabalho que não pudesse ser concretizado por vocês.
          Estaremos à disposição dos alunos para eventuais dúvidas.

Professores Roseli Schwartz, Angelina Rigonatti Santos e Luis Roder

Nenhum comentário:

Postar um comentário