segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Projeto Fotonovela 2016 - Avaliação

Projeto Fotonovela 2016 - Avaliação

      O projeto de língua inglesa, que envolvia os primeiros e segundos anos do ensino médio da E.E. Profª Marlene Camargo Ribeiro, tem por objetivo que os alunos criem fotonovelas em inglês em que utilizarão a linguagem visual para construírem uma narrativa de tema livre e expressarem os seus gostos e anseios pessoais por meio delas.
     O trabalho envolvia duas etapas distintas, a primeira, que aconteceu no segundo bimestre, era a formação dos grupos e elaboração do "story board" da história, ou seja , um rascunho do texto para correção e de como as fotografias ficariam dispostas, assim como o conteúdo temático da história para a apreciação e aprovação do professor para que o mesmo fosse continuado no terceiro bimestre, onde seria a segunda etapa que residia na entrega da fotonovela finalizada.
        Os critérios eram que as fotos deveriam ser feitas pelos alunos, sem a obrigatoriedade de aparecerem nelas, pois podiam contar com participações especiais de amigos e familiares e aqueles que não aparecessem nas fotos poderiam desempenhar tarefas na parte de produção, maquiagem, figurino, fotografia e edição da fotonovela.
      Os grupos poderiam ter no máximo cinco integrantes e serem mistos com alunos de outras séries, por exemplo um aluno do primeiro A , um aluno do segundo B , um aluno do primeiro D, um aluno do segundo C e outro do primeiro B.
As fotos poderiam ser coloridas ou em preto e branco e também poderiam ter recursos de efeitos digitais como photoshop ou outros editores digitais.As histórias não poderiam ter apologias a drogas, violência, preconceitos de qualquer espécie e que expusessem os alunos de qualquer forma pejorativa.
    Elas deveriam ser entregues em duas cópias, sendo que uma delas ensacadas individualmente para a posterior exposição delas no pátio da escola, além de um "making of" explicando o processo de elaboração e realização do trabalho e a participação de cada um nele, essa avaliação poderia ser entregue de três formas: vídeo, texto de cinquenta linhas ou uma revistinha com fotos dos bastidores e curiosidades do mesmo, além da avaliação do grupo.
      Na fase do "story board" cerca de setenta e cinco por cento alunos entregaram os trabalhos e muitos deles, cerca de oitenta por cento, estavam dentro dos requisitos propostos, cerca de quarenta por cento tiveram que ter o texto corrigido em apenas algumas partes, quarenta por cento estavam completamente corretos e os demais vinte por cento precisam de grandes correções.Em relação aos temas abordados, apenas duas histórias estavam fora dos requisitos pois faziam apologia a drogas e violência e outra tinha uma conotação de preconceito de gênero e opção sexual, sendo que conversei com os grupos e expliquei os motivos pelos quais ambas precisavam ser revistas e assim os foram.
       Os trabalhos entregues na segunda fase chegaram a sessenta e cinco por cento dos alunos envolvidos, sendo que o 1ºF apresentou a assustadora marca de noventa por cento de abstenção, muitos mudaram as histórias e outros grupos mudaram de integrantes, seja por motivos de transferências ou os famosos desentendimentos durante a elaboração dos mesmos.
      Houve uma mudança de cerca de trinta por cento dos trabalhos em seus textos ou histórias originais, os temas variaram entre histórias de terror e suspense, em grande parte por poderem utilizar efeitos especiais como sangue de mentira e representarem as séries de televisão que eles tanto apreciam, teve uma história do 2ºA muito interessante envolvendo os pensadores e suas diferentes e antagônicas correntes de pensamento, outras sobre amor e relacionamentos, mas uma grande parte delas, cerca de quarenta por cento, envolvendo "bullying" ou qualquer tipo de perseguição social revelando um problema a ser novamente abordado e retomado pelo escola.
      Infelizmente alguns grupos não se atentaram integralmente às correções feitas nos seus textos e os entregaram com erros, porém a qualidade da execução visual de muitas histórias superou novamente as expectativas e mostrou grande criatividade por parte dos alunos, isso foi ajudado por eles terem tido acesso às fotonovelas feitas em anos anteriores, assim como a aula de diagramação realizada no terceiro bimestre com diversos tipos de revistas em quadrinhos para terem uma dimensão mais ampliada de como os trabalhos poderiam ser produzidos.
       Muitos alunos citaram nas suas autoavaliações do quarto bimestre como gostaram e ficaram satisfeitos com seus trabalhos da fotonovela, nos "making of"s as avaliações foram produtivas e também apontaram essa satisfação com o resultado dos trabalhos, além de contarem as curiosidades de como foram feitos, como no caso das meninas que foram fotografar em um supermercado e todos ficaram olhando para elas enquanto tiravam fotos lá.
       O resultado do trabalho foi satisfatório, pois aponta um problema em relação ao índice de entrega de trabalhos que precisa ser melhorado substancialmente, mas mostrou um comprometimento muito grande deles com o que foi proposto.Outro ponto a ser retomado é a questão da contínua discussão sobre o "bullying" que apareceu como uma necessidade de modo direto e indireto nas histórias.
       Agradeço a colaboração dos alunos, pais, equipe de coordenação e direção escolar na elaboração e concretização desse projeto.

Profº Luís Antônio Roder

Nenhum comentário:

Postar um comentário