sábado, 13 de agosto de 2016

Projeto Minha HQ 2016



Projeto Minha HQ 2016

Os alunos dos oitavos anos A/B/C/D da EE Profº Luís Washington Vita deverão criar e produzir uma História em Quadrinhos (H.Q.),para as disciplinas de língua portuguesa e  artes , com liberdade criativa, para desenvolverem a linguagem artística e visual. O trabalho deve  seguir os seguintes critérios:

Quanto À Composição Dos Grupos:

De 1 aluno, o trabalho pode ser realizado individualmente, até 3 membros, em que deve constar na capa do trabalho o que cada um fez na H.Q., por exemplo: arte, roteiro, diagramação, pintura, conceito, revisão, etc.

Critérios De Elaboração:

           O tema é UM CONTO DE FADAS DA VIDA REAL, ou seja, criar um roteiro que explore uma situação atual como dependência química, violência, mundo globalizado, preconceito, etc , utilizando o contexto das histórias dos contos de fadas, fazendo uma adaptação dos mesmos.

              A H.Q. pode ser colorida: giz de cera, lápis de cor, guache, canetinha, etc, ou em preto e branco, neste caso contornada com caneta preta ou nanquim, não podendo ser feito com lápis preto ( grafite ), pois esta técnica cria problemas na digitalização do mesmo. Cada página deve ser em uma folha A4(sulfite), sem dividi-la ao meio, para a posterior digitalização dos trabalhos.

      Ela pode ser feita em arte digital, usando recursos do computador, ou em colagem, usando recortes, neste caso NÃO DEVEM UTILIZAR O RECORTE DE PERSONAGENS JÁ EXISTENTES OU RECORTAR UMA HISTÓRIA JÁ EXISTENTE E REUTILIZÁ-LA NO TRABALHO!

        A história deve ter de 2 páginas , NO MÍNIMO, a 5 páginas , NO MÁXIMO, sendo que estas devem ter margem de 2cm,  as páginas devem ser numeradas de forma clara, deve ter indicação do final da história e ter capa constando a série, os integrantes, com nome completo em ordem alfabética, e seus respectivos números da lista de chamada.

       As histórias deverão ter título, no início, e créditos, no final, esclarecendo o papel de cada um dos envolvidos no trabalho: arte, roteiro, diagramação, pintura, conceito, revisão, etc.

        Os personagens utilizados nas Histórias em Quadrinhos NÃO PODEM ser personagens conhecidos e registrados no mercado, por exemplo: Turma da Mônica, Tio Patinhas, Geraldão, Naruto, etc, porque isso gera um problema em relação aos direitos autorais destes personagens. Eles devem ser criados pelos próprios alunos.



ATENÇÃO: 
OS TRABALHOS NÃO DEVEM SER GRAMPEADOS!!!
OS TRABALHOS DEVEM SER COLOCADOS EM UM SAQUINHO PLÁSTICO INDIVIDUAL PARA CADA FOLHA DA HQ OU ANEXADOS COM UM CLIPES!PARA QUE ELES NÃO SEJAM ESTRAGADOS PARA A EXPOSIÇÃO!

Data Para Entrega Dos Trabalhos: Até 16 de setembro


MAKING OF

         O making of do trabalho com o tema: Nos Bastidores da HQ deverá trazer um relato do grupo sobre os seguintes assuntos:

         De onde surgiu a ideia de fazer a história escolhida e como o trabalho foi dividido;

         Como foi fazer a HQ, contando curiosidades e fatos que marcaram a realização do trabalho;

         Avaliação final do grupo sobre o trabalho realizado e o seu produto final.

O making of pode ser entregue de 3 modos:

Criar um texto de, no mínimo, 30 linhas digitado em fonte 12, seguindo os itens acima citados;

Criar uma revistinha com textos e entrevistas sobre a HQ seguindo os itens acima citados;




    Observação: NÃO ACEITAREI trabalhos entregues por e-mail ou arquivos gravados em CD ou DVD, somente nas especificações acima relacionadas.

    Desejo a todos um bom trabalho, deixo claro que é preciso uma boa organização para que o mesmo aconteça, lembro que este trabalho é complexo, mas que pode ser realizado, como já o foi no ano anterior com excelentes resultados, veja a galeria dos trabalhos do ano anterior aqui mesmo no site para poder ter uma ideia melhor do mesmo.

    Apesar de complexo, acredito que esta proposta é um voto de confiança na capacidade de VOCÊS ALUNOS, pois jamais proporia um trabalho que não pudesse ser concretizado por vocês.
Estarei à disposição dos alunos para eventuais dúvidas.


Professor  Luís Antônio Roder

Nenhum comentário:

Postar um comentário